imagem_2021-01-16_210405
imagem_2021-01-20_172518

5 dúvidas sobre laudo de reforma

O laudo de reforma é necessário e muito importante quando deseja realizar algum reparo ou alteração no apartamento. Garantia de segurança quanto a estrutura do imóvel, o laudo é exigido pelo síndico antes mesmo de iniciar a obra. É muito comum as pessoas terem dúvidas sobre os procedimentos que requerem o laudo. Por isso, criamos uma lista com as questões mais buscadas e respondidas pelos engenheiros da Elo engenharia. Confira:

1 – Para substituição de piso e azulejo necessito de ART?

Sim! Por mais simples que pareça a execução desse serviço, ele pode causar danos grave, como transtornos às unidades próximas, caso não sejam tomadas as devidas precauções. Portanto, para trocar piso e azulejo é necessária a emissão de um laudo de reforma. Na anotação de responsabilidade técnica (ART) serão descritas as melhores formas de realizar esse serviço. Além de conter também a indicação de ferramentas próprias para execução do trabalho, dicas e informações sobre a necessidade de nova impermeabilização, entre outros.

2 – Assim que recebo o apartamento e vou colocar piso, preciso de um laudo de reforma?

Não é necessário devido a pressuposição de que os engenheiros ao projetarem a obra já teriam dimensionado a carga referente a inserção do piso. Sendo considerado o assentamento de cerâmica ou similares.

3 – Para colocar gesso no apartamento (rebaixar o teto) é necessário um laudo de reforma?

Não é necessário o laudo de reforma, pois não altera a estrutura do imóvel, apenas acrescenta peças geralmente leves a imóvel.

4 – Quero colocar drywall no meu apto, preciso de laudo?

O drywall é uma ótima solução para quem deseja dividir ambientes ou criar um novo cômodo. Porém, assim como os serviços anteriores, necessita de um laudo de reforma. Isso porque, ele requer furos no teto e no chão do apartamento, para a perfeita fixação do material.

5 – Uma instalação de ar condicionado, desses pequenos, precisa fazer o laudo?

Sim. A instalação de ar condicionado, por menor que seja, envolve a quebra de paredes. Então é necessário o laudo de reforma.   É  importante lembrar que o laudo de reforma deve ser realizado por uma equipe com experiência e preocupação em fazer sempre o melhor. A equipe da Elo Engenharia realiza uma vistoria antes e após a reforma, para garantir que tudo foi realizado de acordo com o planejado.   Caso possua dúvidas sobre laudo de reforma, não perca tempo e envie agora mesmo a sua pergunta. Nós responderemos e postaremos aqui no blog na próxima semana!

Quer saber mais sobre laudo de reforma, consulte-nos em qualquer um dos nossos canais.

Últimas Notícias

Uberização

Muito feliz o termo escolhido para descrever o processo de desburocratização nas negociações imobiliárias. Em recente matéria definiram como “Uberizaçao” da área. A tecnologia como

Saiba mais

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Política de Qualidade Tem como principal objetivo satisfazer seus clientes com soluções rápidas e eficazes, oferecendo personalização e qualificação dos serviços.

Nossa Missão

Atuar e prestar serviços no mercado imobiliário com excelência, criando parcerias com nossos clientes através das melhores soluções e adaptações dos nossos produtos e serviços conforme as necessidades específicas de cada cliente para a tomada de decisão.