imagem_2021-01-16_210405
imagem_2021-01-20_172745

Qual a diferença entre o laudo de entrega e o laudo de recebimento de obra?

Uma grande tendência desta época do ano é a entrega de obras e apartamentos. Com a entrega da obra, é necessário que sejam realizados alguns procedimentos por parte de quem está entregando e também de quem está recebendo. Por isso existem dois tipos de laudos: o de entrega e o de recebimento de obra.

Mas qual a importância desses documentos?

Entregar uma obra é muito importante para uma construtora não somente no sentido de cumprir o seu papel, mas principalmente frente ao mercado, que terá maior confiança em seu trabalho. Receber a obra também é muito importante para as pessoas que a adquiriram. Quando se trata da casa própria, que envolve a realização de sonhos e altas expectativas esse momento se torna mais  especial ainda. Para garantir segurança e eximir a construtora de todo e qualquer problema ou reclamações futuras sobre o empreendimento em questão, os documentos denominados laudo de entrega de obra e laudo de recebimento de obra são fundamentais para a entrega das chaves. As consultorias técnicas auxiliam síndicos, incorporadores e os futuros condôminos a receberem e avaliarem as condições da obra antes da entrega.

Mas qual é a diferença dos dois documentos?

Nomes semelhantes e pontos parecidos. Tanto o laudo de entrega de obra quanto o laudo de recebimento de obra visam a segurança das pessoas que estarão diariamente no empreendimento. Tanto para os moradores, quanto visitantes.

Laudo de entrega de obra

O laudo de entrega de obra geralmente é contratado pela construtora. Seu objetivo é registrar como a obra está sendo entregue os compradores. Para isso, ele conta com detalhes minuciosos sobre todos os processos construtivos já finalizados. O objetivo é atestar que a obra está dentro dos padrões de qualidade e de acordo com as normas regulamentadoras vigentes. Esse laudo visa ainda, eximir a construtora de quaisquer responsabilidades por modificações futuras realizadas em seus sistemas construtivos originais. Ou seja, ele é a segurança que a construtora precisa para não ter problemas futuros causados por mudanças que os condôminos ou síndicos venham a realizar.

Laudo de recebimento de obra

O laudo de recebimento de obra também pode ser contratado por incorporadoras ou condomínios. O seu objetivo também é auxiliar os futuros moradores no recebimento da obra. O seu principal objetivo é que o engenheiro civil perito promova uma análise de todo o sistema construtivo, para apontar possíveis problemas passíveis de manutenção pela construtora. Esse laudo muitas vezes é a condição exigida pela construtora para entregar de fato as chaves aos novos moradores. Ele fornece maior segurança aos mesmos e também aos síndicos, que terão a certeza de que o empreendimento está em conformidade com as normas vigentes e os padrões técnicos desejados.

Quais áreas são vistoriadas para a emissão do laudo de entrega de obra e do laudo de recebimento de obra?

Para emitir ambos os documentos, são necessárias vistorias que avaliam o estado de diversos pontos no empreendimento. Entre os itens avaliados estão:

  • Pavimento térreo;
  • Subsolos;
  • Garagem;
  • Cobertura;
  • Fachada;
  • Caixas d’água;
  • Elevadores;
  • Áreas comuns como halls, salão, quadras, churrasqueira, academia, piscina, etc.

Durante tais vistorias, algumas irregularidades construtivas podem ser identificadas. Caso isso ocorra, o engenheiro irá detalhar de forma precisa o problema e o local onde se encontra para que a construtora possa resolvê-los antes da entrega.   Portanto, para que tudo corra bem e a construtora entregue o empreendimento em conformidade com as normas e leis vigentes e o futuro morador o receba com total segurança de que tudo está ok, é necessário contar com uma empresa de consultoria em engenharia experiente no mercado. Afinal de contas, não é somente a estrutura de um empreendimento que será avaliada e liberada para habitação. É o lar dessas pessoas. Ou seja, esse procedimento lida com vidas, histórias e com a realização de sonhos. A Elo Engenharia atua com a emissão de ambos os laudos. Caso queira tirar dúvidas sobre laudo de entrega de obra e laudo de recebimento de obra, sinta-se à vontade para perguntar aqui nos comentários, ou entrar em contato conosco! Teremos imenso prazer em ajudá-lo (a).

Últimas Notícias

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp

4 respostas

  1. Boa noite. Foi feita à emissão da vistoria com engenheiro Civil, para à entrega do apartamento. Quanto tempo demora para eu pegar à chave após essa vistoria?

    1. Olá Tatiane, obrigado por juntar-se a nós. Realizada a vistoria de entrega de chaves, varia de construtora para construtora, mas no máximo em dez dias úteis já é disponibilizada a chave.

  2. Olá, prezados.

    Sou engenheiro civil e acredito que neste ponto do texto tenha ocorrido um equívoco.

    “Pavimento térreo;
    Subsolos;
    Garagem;
    Cobertura;
    Fachada;
    Caixas d’água;
    Elevadores;
    Áreas comuns como halls, salão, quadras, churrasqueira, academia, piscina, etc.

    Para a realização da inspeção de todas essas áreas acima, é necessário um laudo de vistoria predial, conhecido como LTVP, que será solicitado pelo síndico do prédio para avaliar todas essas áreas comuns de 5 em 5 anos, perante lei.

    O Laudo de recebimento de obra, solicitado pelo proprietário, irá avaliar apenas os aspectos de todas as áreas do apartamento, sala, cozinha, varanda etc… levando em consideração todos os aspectos técnicos previstos em projeto como áreas, se esta coerente, e equipamentos como louças e metais, previstos em memorial descritivo.

    Espero ter ajudado.

    Sucesso.

    1. Prezado Victor, obrigado pelo contato.
      Quanto ao exposto, não há equívoco, apenas a nomenclatura do que chamamos de Laudo de Recebimento de Obras no âmbito do Empreendimento e contratado pela incorporadora ou mesmo pelo condomínio recém-constituído e buscando uma validação da qualidade da obra recebida. Quanto ao Laudo de Inspeção contratado periodicamente e não necessariamente de 5 em 5 anos, geralmente realizamos em empreendimentos com tempo de uso próximo ao vencimento da garantia ou já vencida. Esperamos te-lo orientado e continue interagindo conosco. Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Política de Qualidade Tem como principal objetivo satisfazer seus clientes com soluções rápidas e eficazes, oferecendo personalização e qualificação dos serviços.

Nossa Missão

Atuar e prestar serviços no mercado imobiliário com excelência, criando parcerias com nossos clientes através das melhores soluções e adaptações dos nossos produtos e serviços conforme as necessidades específicas de cada cliente para a tomada de decisão.