imagem_2021-01-16_210405
kelvin-zyteng-LMq-rTluKfQ-unsplash_Easy-Resize.com

Manutenção Predial sem Prejuízo

É possível realizar a manutenção predial de forma inteligente e com o menor custo?

O que é necessário para isso?

Em algumas metrópoles e pasmem, São Paulo ainda não, à semelhança dos automóveis, já há a obrigatoriedade nas vistorias preventivas e periódicas dos imóveis. O objetivo é garantir o cumprimento do plano de manutenção elaborado pelo construtor, para que não haja comprometimento da garantia da obra e tampouco a vida útil do bem.

Legalmente a norma NBR 14037 (Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações) estabelece os requisitos mínimos para a elaboração e apresentação dos conteúdos a serem incluídos no manual de uso, operação e manutenção das edificações, onde destacam-se as diretrizes:

  • Informar as características técnicas da edificação construída;
  • Descrever procedimentos recomendáveis e obrigatórios para a conservação, uso e manutenção da edificação, bem como para a operação dos equipamentos;
  • Em linguagem didática, informar e orientar os proprietários e o Condomínio com relação às suas obrigações no tocante à realização de atividades de manutenção e conservação, e de condições de utilização da edificação;
  • Previnir a ocorrência de falhas ou acidentes decorrentes de uso inadequado da edificação como um todo;
  • Contribuir para que a edificação atinja a vida útil de projeto.

É inviável, sob o ponto de vista econômico, e inaceitável, sob o ponto de vista ambiental, considerar as edificações como produtos descartáveis, passíveis da simples substituição por novas construções quando os requisitos de desempenho atingem níveis inferiores àqueles exigidos pela ABNT NBR 15575 (Partes 1 a 6). Isto exige que a manutenção das edificações seja levada em conta tão logo elas sejam colocadas em uso. 

A omissão em relação à necessária atenção para a manutenção das edificações pode ser constatada nos frequentes casos de edificações retiradas de serviço muito antes de cumprida a sua vida útil projetada (VUP), causando muitos transtornos aos seus usuários e um sobrecusto intensivo dos serviços de recuperação ou construção de novas edificações. 

A elaboração e a implantação de um programa de manutenção corretiva e preventiva nas edificações, além de serem importantes para a segurança e qualidade de vida dos usuários, são essenciais para a manutenção dos níveis de desempenho ao longo da vida útil projetada. 

Para atingir maior eficiência e eficácia na administração de uma edificação ou de um conjunto de edificações, é necessária uma abordagem fundamentada em procedimentos organizados em um sistema na gestão da manutenção, segundo uma lógica de controle de qualidade e de custo. 

A manutenção de edificações é um tema cuja importância supera, gradualmente, a cultura de se pensar o processo de construção limitado até o momento quando a edificação é entregue e entra em uso. A manutenção predial visa dar a maior longevidade possível às construções.

Quer saber mais sobre manutenção predial sem prejuízo, consulte o nosso site.

Últimas Notícias

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empresa

Política de Qualidade Tem como principal objetivo satisfazer seus clientes com soluções rápidas e eficazes, oferecendo personalização e qualificação dos serviços.

Nossa Missão

Atuar e prestar serviços no mercado imobiliário com excelência, criando parcerias com nossos clientes através das melhores soluções e adaptações dos nossos produtos e serviços conforme as necessidades específicas de cada cliente para a tomada de decisão.