Fechar a varanda do apartamento garante proteção contra altas ou baixas temperaturas e ainda confere alguns metros quadrados a mais para o local! Mas, é necessário um laudo de reforma?
O que preciso fazer primeiro?
Para realizar o envidraçamento da sacada é necessário em um primeiro momento, obter a aprovação em assembleia. Isso porque, essa modificação, dependendo de como for feita, pode ser caracterizada como alteração de fachada. Para a realizar a modificação de fato, é necessária além da emissão da ART do sistema de Envidraçamento de Sacadas, que é obrigatória para todos os proprietários com interesse em envidraçar suas sacadas, o laudo de reforma. Dessa forma é necessário ter em mãos o atestado técnico com parâmetros na NBR 16259/2014 – Sistemas de envidraçamento de sacadas e o laudo de reforma baseado na NBR 16.280/2020 (Laudo de Reforma)
Detalhes discutidos em assembleia
O síndico ou a administradora do condomínio, com base em parecer de especialista, poderão autorizar ou proibir a reforma, caso entendam que ela poderá colocar em risco a edificação. Além disso, existem outros detalhes que também devem ser discutidos em assembleia. Entre eles estão a decoração, cor de parede, inserção de cortinas, decoração com quadros e plantas. Isso porque, apesar de fechar a varanda, ela continuará sendo a fachada do prédio. Portanto, deve seguir a padronização previamente estabelecida.
Regras importantes
Ainda sobre varandas, confira algumas regras importantes: Revestimento É proibido mudar cor ou qualquer material do acabamento da parede externa, ainda que este espaço seja dentro da sacada. Isso porque, tais detalhes tornam-se visíveis e pode desvalorizar o empreendimento em função da diferença do padrão. Ampliação Para retirar a porta divisória da sala e nivelar o piso da sacada, é necessária autorização em assembleia e laudo técnico. Além disso, por se tratar de uma alteração que muitas vezes engloba o nivelamento do chão para “aumentar” a sala e ocasionalmente aumentando o peso no apartamento, requer o laudo de reforma. Vidro O fechamento da sacada depende de aprovação em assembleia devido a necessidade de estabelecer um modelo. O mesmo serve para a colocação de cortinas. Proteção Redes de proteção são muito importantes para a segurança dos moradores. Elas são permitidas, mas devem seguir um mesmo padrão e ser instaladas sempre para dentro do batente. Portanto vale avaliar o que foi definido em assembleia. Iluminação Alguns condomínios podem vetar alterações na cor das lâmpadas ou na posição dos spots no teto da varanda. Por isso a dica é verificar minuciosamente o que é permitido e o que deve ser evitado. Varais A maioria dos condomínios não permite o uso de varais na sacada. Plantas Em uma sacada, vasos podem representar uma tendência moderna na decoração, mas podem gerar problemas, seja por razões estéticas ou de segurança. É importante lembrar que, em casos onde ainda não tenha ocorrido a definição acerca do modelo e do tipo de vidro, é recomendável que se realize uma assembleia o quanto antes para definir padrões. Isso evita problemas relacionados a defesa de interesses por parte de alguns moradores. Além de organizar e fazer com que o imóvel não seja desvalorizado. Possui dúvidas sobre laudo de reforma? Entre em contato conosco. Teremos imenso prazer em orientá-lo(a).
Imprescindível antes de fechar a sua varanda, consultar um especialista. Tire todas as suas dúvidas através de qualquer um dos nossos canais.