EVTL é um Estudo de Viabilidade Técnica e Legal de empreendimentos. Ele determina de forma completa a situação legal de um imóvel em relação à atividade desenvolvida ou que venha a ser implementada no imóvel. É um documento importante que visa mitigar os riscos e fornecer as diretrizes relevantes para a implantação de um estabelecimento seja industrial, comercial ou residencial.

Ferramenta estratégica para o empreendedor

Confeccionado com bases em fatores construtivos e legislativos, seu objetivo é demonstrar as condições reais dos imóveis que já existem e fornecer dados sobre a sua estrutura. O EVTL por ser um estudo que integra diversas frentes, pode ser uma ferramenta estratégica quando o objetivo é analisar o potencial do local em questão. Lembrando que uma boa localização não depende somente do local em si. Uma boa localização engloba o aspecto do imóvel na Legislação de Uso e Ocupação do Solo – a Lei de Zoneamento. A referida lei varia de acordo com o município e apresenta Parâmetros Urbanísticos para o imóvel estudado. O EVTL pode qualificá-lo de acordo com seu potencial.

Regras e restrições para cada atividade comercial

Cada atividade comercial tem regras e restrições definidas pela legislação. O objetivo dessas restrições é atender da melhor maneira a dinâmica urbana. Isso gera um bom convívio na cidade e promove a preservação do meio ambiente. O EVTL instrui sobre como o interessado irá usar e ocupar o solo.

Mas qual a efetividade real do EVTL?

Com o passar dos anos, as cidades se modernizam. Novas atividades e estabelecimentos surgem ao passo que a população cresce. Com o crescimento da população, novos locais são habitados. Seguindo essa dinâmica, novos negócios surgem nesses locais. Estabelecimentos comerciais, residenciais, empresas e indústrias ajudam no desenvolvimento urbano da cidade. Ajudam também no surgimento de novos negócios. Afinal, com a chegada de novos negócios automaticamente a localização é valorizada. Ou seja, o imóvel é valorizado como opção para instalação de uma determinada atividade. Por exemplo, se na região que deseja abrir um novo negócio existir outros empreendimentos semelhantes, pertencentes ao mesmo segmento, a localização pode ser valorizada por esse motivo. Um exemplo é o de vias que são conhecidas como “rua das confecções”, ou “bairro dos barzinhos” e assim por diante. Dessa forma, é correto afirmar que a vocação do imóvel vai além da vontade do empreendedor ou proprietário. Na verdade, ela envolve principalmente o projeto urbano, que é quem de fato define como e para onde a cidade se desenvolve. Essa é a principal função do EVTL

Como saber se o local de fato é valorizado?

Para obter sucesso com o empreendimento, é necessário além do conhecimento da localização, a consultoria técnica de uma empresa séria e experiente nesse estudo. Conhecer o local e seus arredores, é o básico e raso. O ideal é realizar uma análise completa, conhecer o projeto da cidade e, se possível, buscar informações sobre os planos para seu futuro. Assim, além de escolher um endereço bem localizado, é possível ter a segurança de que esse “ponto” não mudará tão brevemente. Além de garantir que o ponto permanecerá estável tempo suficiente para consolidar o negócio em questão. O EVTL ainda propicia o gerenciamento técnico de licenças, fazendo com que o empreendedor exerça controle dos prazos de vencimento. Isso reduz os riscos da operação e ainda mantém a saúde financeira do negócio, tendo em vista que multas e penalidades serão evitadas.   Tem dúvidas sobre como o EVTL pode te ajudar a montar o seu negócio? Entre em contato conosco, ficaremos muito felizes em poder ajuda-lo(a) no que for preciso.