Siga-nos:

Fone! + (11) 4963-8300

 

Avaliação Ambiental Confirmatória

Avaliação Ambiental Confirmatória Nível-2 – Cetesb – SP

A etapa de Avaliação Ambiental Confirmatória encerra o processo de identificação de áreas contaminadas e tem como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação e verificar a necessidade da realização de uma investigação detalhada nas áreas suspeitas, identificadas na etapa de avaliação preliminar.

 

A confirmação da contaminação em uma área dá-se basicamente pela tomada de amostras e análises de solo e/ou água subterrânea, em pontos estrategicamente posicionados. Em seguida, deve ser feita a interpretação dos resultados das análises realizadas nas amostras coletadas, pela comparação dos valores de concentração obtidos com os valores de concentração estabelecidos em listas de padrões, definidas pelo órgão responsável pelo gerenciamento de áreas contaminadas. A metodologia da Avaliação Ambiental Confirmatória a ser empregada na Inspeção Ambiental, consiste nos seguintes itens:

 

  • Determinação da extensão e qualificação da equipe técnica investigativa;

 

  • Determinação e mapeamento dos ensaios técnicos a serem executados;

 

  • Execução dos ensaios técnicos;

 

  • Apresentação da análise comparativa dos resultados obtidos nos ensaios com os valores de referência;

 

  • Apresentação de conclusão técnica fundamentada, indicando a existência, ou não, de danos ambientais, ou restrições de uso no imóvel, face aos exames realizados e dados coletados, classificando-os quanto ao seu grau de risco.